ESTRATEGIAS BÁSICAS PARA O JOGO DE DOMINÓ PARA INICIANTES
As estratégias básicas para jogar dominó, definem-se como um conjunto de regras técnicas que podemos aplicar durante o jogo e que nos ajudam a ganhar uma mão.
As vezes, acontece que a partida nos é favorável, mas se não aplicar-mos a estrategia correta ao realizar nossas jogadas, podemos transformar este “bom jogo” que nos tocou por sorte em uma derrota ou ao contrario se pegar-mos um jogo mal ou regular mas utilizarmos a estratégia certa podemos até ganhar a partida.
No entanto, não existe estrategia perfeita no dominó, são simples recomendações e conselhos e não se deve seguir ao “pé da letra” e também não dá para aplicar sempre e em todos os casos. É o que se considera mais conveniente fazer em determinadas situações na maioria dos casos mas há momentos do jogo em que se deverá trocar a estratégia de acordo com a evolução do próprio jogo.
A aplicação de certas estratégias e táticas dependem da particular situação do jogo. A experiência, a prática e o instinto do jogador permitem-lhe escolher a melhor jogada a cada momento. Sem dúvida, se podem numerar algumas estratégias muito básicas para o jogo de dominó que serão de utilidade para os que se iniciam neste jogo. Talvez, os mais experientes dirão que são muito simples e inclusive erradas, porém a intenção é que os novatos compreendam a maneira de jogar o dominó em seus principios básicos e mais adiante, quando adiquirirem prática, destreza e habilidade possam se aprofundar neste belo jogo, aplicando estratégias mais avançadas e até mesmo criar e utilizar estratégias próprias.
Algumas estratégias básicas para iniciantes do jogo de dominó:
1 – Sair sempre com as pedras que tens em maior número, se de dobre, melhor ainda.
2 – Respeitar a mão (liderança) do companheiro.
3 – Proteger o companheiro de um possível passe se este é mão do jogo, já que ele tem menas pedras e maiores posibilidades de ganhar.
4 – Jogar sempre as pedras que tens em maior quantidade com isto além de informar ao seu parceiro das pedras que v. tem, evitará também ficar com falta de naipes.
5 – Evitar golpear (matar) as pedras jogadas pelo parceiro se o fizer estará informando erradamente a ele que vc. não possui pedras para jogar na outra ponta.
6 – Deitar o dobre na ocasião certa para evitar que o matem.
Temos que ter em mente que o dominó é o jogo das exceções às regras e nem sempre se pode aplicar ditas regras. A medida que vai se adquirindo prática, destreza e experiencia, se poderá determinar quando é conveniente aplica-las e quando não.

About these ads